Perfuração

A Hidrosollo possui duas máquinas com o sistema de perfuração rotopneumática, com capacidade de perfuração máxima de 500 metros. Trabalhamos com perfurações apartir de 04".  

Recentemente adquirimos uma máquina compacta, com torre de 3 metros e capacidade máxima para perfuração de 200 metros. Ideal para perfuração em subsolo e lugares de difícil acesso.

Segue abaixo uma demonstração de perfuração na região basaltica 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conforme a figura acima, é feita uma perfuração com diâmetro maior do que a do revestimento a ser colocado, até atingir a rocha alterada formando um "lacre" impossibilitando qualquer infiltração que possa vir do solo junto com a cimentação.

 

 

 

Diferença entre Poço Semi-Artesiano e Poço Artesiano:

 

Poço Semi-Artesiano:

Este tipos de poço é perfurado com objetivo de captar a água que se encontra na superfíce do solo, ou seja ele é perfurado até chegar na camada rocha.  Mais utilizado em regiões Arenosas aonde há maior facilidade de encontrar água na camada do solo. Poço semi-artesiano não é sinônimo de poço raso ou de  pouca profundidade e sim pela maneira de como este é feito. A profundidade pode variar entre 10 metros até X metros (até atingir a camada rochosa) dependendo portanto da região onde será realizada a perfuração. .

Este tipo de poço é  composto por:

 

- Filtro: O filtro é formado por uma tubulação perfurada, podendo ser de Aço carbono ou PVC rígido, sendo responsavél pela passagem de água do lençol encontrado para dentro do poço e deve ser colocado em toda extensão desse lençol.

 

- Pré-Filtro: É uma camada de areia grossa especial que deverá ser colocada ao logo da extensão total do poço, tem como finalidade de impedir a passagem de impurezas de maior tamanho para dentro do poço.

 

- Tubo cegos: Estes podem ser também de Aço carbono ou PVC rígido, porem  não contem os furos e devem ser colocados na parte do poço onde não há veias de água.

- Centralizadores: São instalados na parte exterior da tubulação. Têm como finalidade a de  manter o tubo centralizado e evitar o contato com a parede do poço. Assim, o pré-filtro  fazendo com que o pré-filtro ficará centralizado entre tubulação e parede.

 

Poço Artesiano:

O poço artesiano é aquele que no qual a perfuração atravessa a camada rochosa e de alta profundidade conforme a necessidade de volume água. Neste tipo de perfuração a água encontrada vem através de trincas, falhas e fraturas existentes na camada rochosa. É necessário colocar um tubo de revestimento, podendo ser de Aço Carbono ou PVC rígido, entre a camada de aluvião (solo) e a camada rochosa. A função deste revestimento é a de  lacrar qualquer contaminação possível existente do solo para as fraturas encontradas. A quantidade do revestimento varia de acordo com a região. Para garantir uma boa vedação é preciso que o tubo esteja no mínimo 2 metros cravados no interior da rocha. 

 

Poço Misto:

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Livro Nome: PERFURAÇÂO DE POÇOS ARTESIANOS E SEMI-ARTESIANO 

CPT - Centro de produções Técnicas.

Prof. Francisco Markowicz Júnior

Prof. Joaquim Aurélio Gomes

 

  • Facebook Classic